Lisbon Love

amores alfacinhas, styling em cápsulas regulares e prazeres caóticos de uma multi-tasker feliz

Do Martim Moniz, com esperança.


Segunda feira acabei por jantar no Martim Moniz.

Entre desejos de um bife na Portugália, um kebab no Turkish e uns percebes no Ramiro, indecisões várias ditaram a descida contínua pela Almirante Reis e a aterragem final no recentemente designado Mercado da Fusão.

O ambiente quente, o vislumbre do Castelo, os alfacinhas de berço e de coração a descontraírem por ali,  o DJ a passar um semba que tentava ser kuduro, o cheirinho a chamuças, o barulhinho bom dos repuxos de água…tudo aqui prometia, e muito!

byLisbonLove


Segundo o Fugas (Público), estes são os quiosques oficiais deste mercado de fusão: Camorra  (Pizza à Fatia)Chocolate Flavours (afro bar)Kebab Ali House  (auto-descritivo)BBQMM (China) BBTMX (China – Bebidas)Cantinho Africano (auto-descritivo)Sushi Spot (japonês com um chef muito bom)Erva (veggie stuff)Xico Esperto (petiscos portugueses) e  La Porota (latino).

Comecei pelas chamuças do Kebab Ali House,  já que tinham sido tão elogiadas. Vieram quentes e com um molho verde picante extraordinário. O molho, não a chamuça, que que estava saborosa, mas seca. Acontece, não é uma chamuça seca que me vai estragar este manjar cosmopolita que está prestes a acontecer na minha vida.

Fui até ao Cantinho Africano ver as vistas.  Quem comigo estava decidiu-se depressa pela moamba ali publicitada. Até já!

Segui caminho e fui até ao Sushi Spot. Fui muito bem tratada, mas já quase não havia peixe: “Sabe, é segunda-feira…sobrou o salmão de aquacultura, se quiser eu faço, mas sinceramente é melhor voltar amanhã“. Quando um sushiman nos diz que hoje é melhor não, é certo e sabido que lhe obedeço cegamente. Não foi desta que lá comi, mas no futuro não tenho dúvidas que se depender daquele simpático sushiman (na foto) serei sempre ali servida do peixe mais fresco. I will be back!

Fui até ao La Parota.  Era o mais intrigante. Anunciava ceviche de polvo ou bacalhau, sopa fria de pera abacate, uma misteriosa causa peruana e uma abordagem de “somos todos latinos” que me agradou. O simpático Leonardo mexia-se freneticamente por entre limas, hortelãs, pimentos e outras coisas verdes. Apesar de só ter uma  pessoa à minha frente, tive de esperar 30 minutos pelo meu latin hot dog, um cachorro grande e competente cheio de salsa peruana, guacamole e hot salsa por cima. Estava bom, mas esperava mais, muito mais.

Fui tentar salvar a noite gastronómica com umas garfadas daquela tal moamba angolana. Estava cremosa e muito apetitosa – mas não era moamba em nenhuma parte do mundo, era caldo de mancarra (que por acaso é um prato da Guiné), um sabor inconfundível que não tem NADA  a ver com moamba (que sabe a quiabos e óleo de palma e não a amendoim como o caldo de mancarra).

Assim, este é um post carregado de esperança. Vou voltar ao MM e vai tudo correr muito melhor. Este espaço tem tudo para correr muito bem, apesar dos apesares. Vou voltar ao La Parota e comer o ceviche (foto em baixo) em vez do dog, vou comer sushi fresquinho daquele senhor em quem agora confio cegamente e vou perguntar à senhora angolana se ela sabe que há uma grande fatia de alfacinhas que sabem perfeitamente a diferença entre uma moamba e um caldo de mancarra.

E este mercado de fusão VAI cumprir o seu destino…eu tenho esperança!

O ceviche de bacalhau que eu vou devorar na próxima visita MM

12 comments on “Do Martim Moniz, com esperança.

  1. imagenssalteadas
    20 de Julho de 2012

    Este novo espaço do MM está na minha lista de To Go’s a par com a compra de ingredientes nos supermercados asiáticos que por ali abundam. Obrigada pela review🙂

  2. MissCalli
    20 de Julho de 2012

    Vai e volta com melhores informações🙂 Eu não demoro!
    (nesses supermercados, especialmente aquele na Rua da Palma, há uns sacos de cerca de 2k de gyosas congeladas baratinhas que são de comer e chorar por mais. Guardas no congelador e vais tirando às meias dúzias para ferver em água, sal e aipo e comer com arroz e salada! Damn yummy!)

    • imagenssalteadas
      24 de Julho de 2012

      Como é que adivinháste? Tentei fazer dim sum (com os cestinhos de folha e a couve para fazer a vapor e tudo), mas não atinei com a massa… Ficou demasiado grossa, por isso ao invés de jiaozi ou suimai de camarão, ficou tipo rissol. Tenho esperança de encontrar por lá os wraps já feitos e depois é só rechear🙂 Esse da Rua da Palma é mesmo o supermercado chinês, certo?

      • MissCalli
        26 de Julho de 2012

        Sim, creio que é chinês mas têm montes de produtos japoneses. Aposta nas gyosas e no sumo de tamarindo🙂

  3. Moment Mag (@moment_mag)
    21 de Julho de 2012

    Mercados como este trazem mais vida a Lisboa. E a cidade fica ainda mais bonita. Penso que amanhã é dia para dar lá um salto.😉

  4. Alexas
    23 de Julho de 2012

    Realmente a sua experiência pelo MM que li não foi das melhores. Ainda bem que não optei pela Moamba… Confesso que tenho uma enorme saudades de comer uma boa Moambazinha, mas já vi que no MM não é um bom spot para tal! Contudo, quero acreditar que uma próxima vez irá correr melhor🙂. E concordando consigo, este espaço tem tudo para dar correr bem.

    • MissCalli
      23 de Julho de 2012

      Acredito que vai ser e provavelmente até para moamba, já que tive a amostra do caldo de mancarra e estava perfeito🙂 Mas da próxima vou perguntar se é mesmo moamba ou se é só para turista ver…

  5. The Pink Book of Style
    23 de Julho de 2012

    Não conhecia, do Martim Moniz so’ conheço aquelas lojas de bijuterias .. mas fiquei mesmo com curiosidade de lá ir ..

    C *

  6. Glimmer le Blonde
    23 de Julho de 2012

    Ora este mercado também está na minha lista a visitar!!! Gostei da tua descrição, aguçou a minha vontade🙂

  7. imagenssalteadas
    16 de Setembro de 2012

    Hello!
    Mais um “check” feito na lista dos To Go’s com direito a 2em1!
    Na 6ª fomos ao TODOS movidos pelo objectivo de participar em várias actividades mas também de petiscar nos quiosques da renovada Praça do Martim Moniz. Dei uma vista de olhos nesta review mais uma vez para me lembrar dos spots recomendados e lá fomos nós de comboio rumo ao Rossio.
    Começámos logo pela esplanada que estava apinhada de gente e o onde o DJ com muito bom gosto (pq é que esta gente não faz casamentos?) já misturava música africana.
    Começámos pelos Dumplings do quiosque Chinês, enormes, bem teperados mas cujo recheio tinha mais de noodles do que dos vegetais que os caracterizavam. Ainda assim valiam o 1€ que custavam.
    Fomos depois às chamuças do Kebab Ali House, do senhor atrapanhado que se esqueceu do molho e o que nos deu a nosso pedido não foi o verde picante que aqui descreves mas uma maionese com ervas ao estilo Pita Shoarma. Anyway, não eram as melhores chmauças do mundo (secas, sim) mas a massa estava no ponto.
    Próximo destino, La Parota: Cachorro chileno (onde estava o abacate da minha guacamole no meio de tantos outros ingredientes?) e… Ceviche de Salmão! Aí está! Espero que já lá tenhas voltado para o provar porque foi talvez essa escolha que te deixou tão desconsolada na primeira visita. Salmão com um textura excelente, evolvido numa mistura de chili e ervas maravilhosa🙂 Umas tostinhas de pãozinho alentejano ficavam melhor do que as “de compra” que o acompanhavam mas não vamos deixar que isso estrague o panorama. Muito bom🙂
    Com tudo isto já só conseguimos passar num barzinho local com influências caboverdianas para beber uma imperial antes de ouvir a orquestra Todos.🙂

    Do Martim Moniz, com esperança… de lá voltar em breve!

    • MissCalli
      17 de Setembro de 2012

      Que boa review a tua🙂 ainda não consegui lá voltar para comer, só estive de passagem para ouvir um som. O ceviche está no meu destino, tenho a certeza – e esses dumplings também não me vão escapar. Nas redondezas, anda a aptecer-me também o chinês “ilegal” e o cantinho do aziz. Conheces?

      • imagenssalteadas
        17 de Setembro de 2012

        Não conheço chinêses ilegais nem o cantinho do aziz, mas gostava…🙂 Quanto ao TODOS, ainda conseguimos inscrição para almoçar (e confeccionar!!) cozinha goesa =)

Say your piece!

Information

This entry was posted on 17 de Julho de 2012 by in Foodie, Lisbon and tagged , , , .

Navegação

